Inscrição para Pastoral

Pastoral do Acolhida
O Ministério da Acolhida é um serviço da Igreja que se destina a “receber bem” e “ir ao encontro” das pessoas, com o objetivo de integrá-las na Paróquia e nas celebrações para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de comunhão e participação.

Canto litúrgico ou Ministérios de música
Responsáveis pela animação dos cantos da Liturgia. Espaço aberto para quem sabe cantar ou tocar algum instrumento.

Acólitos
Jovens que desejam servir o Altar e se colocarem a serviço das celebrações litúrgicas.

PASCOM
A Pastoral da Comunicação é necessária para que a Palavra seja comunicada. Nos tempos que vivemos, mais do que nunca, a Pascom se mostrou uma necessidade com as transmissões on-line das Missas e demais atividades. É responsabilidade dessa Pastoral, a divulgação da Paróquia nas mídias, alimentação das informações nas redes sociais e elaboração de informativos.

Catequistas
O catequista é necessário por ser um instrumento eficaz para ensinar o povo de Deus os conteúdos fundamentais da doutrina católica. Ele exerce o papel importante de transmitir a catequese nos seus respectivos conteúdos, métodos e estruturas, com a finalidade de falar e testemunhar Jesus Cristo ao catequizando.
Poderão ser catequistas nos vários níveis, de acordo com o carisma de cada pessoa: catequese com crianças, jovens e adultos.

Pastoral do Dízimo
A Pastoral do Dízimo não é a pastoral preocupada com a arrecadação financeira, ela deve ser a preocupada com a evangelização. Os agentes dessa Pastoral auxiliam para que haja uma compreensão séria da importância do dízimo na comunidade paroquial.

Inscrição para Pastoral

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística
O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (Bispos, Presbíteros e Diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (cf. At 6, 3). O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, inclusive aos enfermos. Requer a idade mínima de 30 anos para solteiros e 25 anos para casados.

Ostiárias
Ostiária é o ministério que tem como responsabilidade cuidar da sacristia e tudo o que depende dela, como o cuidado das alfaias, objetos litúrgicos e vestes litúrgicas, toalhas, etc. Para que uma celebraçao saia em ordem é muito importante que o ambiente esteja organizado e que os objetos liturgicos sejam preparados. A ostiária deve ser consciente de sua responsabilidade: a ele é confiada a guarda dos objetos e vestes sagradas, usadas na liturgia. Dada a santidade dos objetos que cuida, as Ostiarias devem exercer sua função com um profundo zelo religioso, de modo que tudo na sacristia prime pela ordem, beleza e limpeza. Do trabalho da ostiária vai depender também a beleza e dignidade das cerimônias sagradas.

Ministério da Liturgia da Palavra
São responsáveis pela preparação da Liturgia da Palavra das Missas. Preparam os comentários, proclamam as leituras nas Missas e propõem as Orações dos fiéis.

Pastoral do Batismo
Responsáveis pela preparação dos pais e padrinhos das crianças que serão batizadas em nossa Paróquia. Devido ao número elevado de crianças batizadas, precisamos de casais que se disponham a prepararem os pais e padrinhos numa formação personalizada, realizada nas casas dos pais e/ou padrinhos.

Todos que se colocarem à serviço receberão formação específica para desempenharem a missão.