Nossa história

A história da Paróquia Nova Jerusalém tem suas origens na primeira metade do século XX, com os grupos de fiéis se reuniam para celebrações e movimentos de oração na pequena Capela do Bom Jesus, situada entre a rua 13 de Maio e a antiga Estrada de Pirapora, que deu origem à atual Rua Bom Jesus de Pirapora. A capelinha também era conhecida como Capela “Pai Manoel”

Entre 1966 e 1967, atuaram na região o padre Mário Negro, que, logo em seguida, iria para a cidade de Salto, e o frei Aloísio Rosa Cista Neves, OC. Passado um ano da instalação canônica da Diocese de Jundiaí, dom Gabriel Paulino Bueno Couto, OC, bispo diocesano, criou , em março de 1968, com dese na pequena igreja, a Paróquia Bom Jesus de Jundiaí. Em agosto daquele mesmo ano, tomava posse seu primeiro pároco, padre Jesus Bosco Priante.

Nos meses de junho e julho de 1970, foi realizada grande quermesse com o fim de angariar um valor significativo para a compra de um terreno onde seria construída uma igreja matriz para a paróquia. Com aquela quermesse, 50% do valor do terreno foi alcançado. Outros eventos se repetiram.

Em fevereiro de 1972, foi aprovado o projeto da nova igreja, bastante moderna para a época. A pedra fundamental foi abeçoada por monsenhor Nelson Mesquita Fonseca, então vigário geral. Dinâmico e empreendedor, padre Priante envolveu todo os paroquianos na construção da nova igreja. Nesse período, era comum a realização de mutirões. Os paroquianos se tornaram pedreiros, marceneiros, pintores, eletricistas… Todos eram animados pelo exemplo do pároco, que, segundo o relato do Sr. Fernando Bianchi, muito frequentemente era visto carregando seu carro com tijolos para a obra. No mês de abril, ainda em fase de construção, a comunidade já celebrava no recinto da Igreja Nova Jerusalém.

O empenho, porém, continuava, e toda ajuda era bem-vinda. Como a doação dos bancos cujos pés estavam completamente comprometidos pela presença de cupins. Depois de substituir os pés de madeira pelos de ferro, os bancos foram muito bem aproveitados na igreja. Durante esses primeiros anos, o empenho comum, na realização de festas, mutirões e outras atividades, foi crucial para o desenvolvimento de uma comunidade que se via como uma grande família.

Com a presença do bispo diocesano, dom Gabriel, e o prefeito do municipal, Sr Íbis Cruz, a inauguração oficial da nova igreja se deu no dia 23 de março de 1975, com concurso de grande número de fiéis. As obras de construção da capela do Santíssimo e da nova sacristia, no entanto, foram iniciadas apenas em Julho de 1984.

Padre Jesus Bosco Priante encerrou seu pastoreio na Paróquia Bom Jesus de Jundiaí em setembro de 1989, quando foi substituído pelo padre Paulo André Laurier Labrosse, que deu continuidade às construções necessárias, como a da casa paroquial, do salão e do anfiteatro.

Como a nova igreja matriz da Paróquia Bom Jesus de Jundiaí era chamada de Igreja Nova Jerusalém, dom Roberto Pinarello de Almeira, bispo diocesano, com decreto de 1º de janeiro de 1990, atendendo à solicitação dos paroquianos, alterou o nome para Paróquia Nova Jerusalém, mantendo, contudo, como padroeiro, o Senhor Bom Jesus de Jundiaí.

Sucederam-se, então, à frente da paróquia, os padres Marcílio Gragefe, João Estevão da Silva e Marcelo dos Santos, todos comprometidos com a conservação e melhorias da estrutura predial, mas, sobretudo, solícitos na direção espiritual da comunidade paroquial. Padre João Estevão da Silva, teve uma passagem pela segunda vez na paróquia. Em 14 de Janeiro de 2018, padre Leandro Megeto assumiu como pároco.

Vale a pena relembrar, por fim, alguns pontos interessantes: a forte e benéfica presença do Caminho Neocatecumenal desde os primeiros anos da paróquia; a construção do Centro Comunitário Monte Sião, no bairro Chico Bueno em 1985, passou a integrar a Paróquia São Pedro Apóstolo e a inauguração do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, instalado nos anexos da paróquia. O relacionamento entre paróquia e o seminário sempre foi mutuamente enriquecedor. Quase sempre a maioria da diretoria da extinta Associação Amigos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro era formado por fiéis da Paróquia Nova Jerusalém.

Párocos e/ou administradores paroquiais:

Pe. Jesus Bosco Priante (1968-1989)
Pe. Paulo André Laurier Labrosse (1989-1992)
Pe. Marcílio Gragefe (1992-2004)
Pe. João Estevão da Silva (2005-2011)
Pe. Marcelo dos Santos (2011-2017)
Pe João Estevão da Silva (2017-2019)
Pe. Leandro Megeto (2018 – atualmente)

Vigários paroquiais que fazem parte dessa história:

Pe. Alexandre Alves Ferreira
Pe. Alexandre Rogério Theodoro
Pe. Cássio Murilo Dias da Silva